sexta-feira, 4 de maio de 2012

Casamento no Campo!

Como celebrar um Casamento no Campo




 

Muito do que você queria saber sobre como planejar um Casamento no campo.
Uma procura muito recorrente por parte de nossas noivas, é a respeito de dicas sobre Casamento no campo, na chácara ou sítio
O clima que envolve esse sonho é de puro romantismo e muito glamour. Imagina-se carruagens, muitas flores e um ambiente perfeito de luz, som e muita harmonia!
Algumas noivas preferem se casar num lindo dia ensolarado, enquanto outras já imaginam uma charmosa iluminação noturna com o brinde até mesmo da lua cheia!
Casamento a noite no campo tem tudo para ser um evento maravilhoso e inesquecível, como tem que ser o dia de seu casamento! 
Basta escolher o horário, adequar roupas e o tipo da festa e então curtir todo o momento mágico e especial de um casamento ao ar livre, no campo.
Detalhes específicos para Cerimônia noturna:  




A noite permite maquiagem mais forte, para ser bem vista, permite brilho e jóias sem cair no mau gosto. O vestido deve ser longo e se usar véu pode ser comprido, mas evite o modelo catedral ou o que arraste pelo chão, pois isso não é nem um pouco recomendável no campo, opte pelo modelo que pode ser retirado depois para ter maior liberdade na comemoração. Se decidir prender o cabelo, escolha uma grinalda com pedras combinando com a gargantilha, caso o decote do vestido peça esse complemento. Tudo brilhante, aproveite da noite, use brilho a vontade sem medo, a noite é generosa com brilhos e casamento que a escolhe! 

O noivo decide entre fraque, meio fraque ou casaca, o qual se sentir mais a vontade e elegante. O traje dos padrinhos  dependerá do traje do noivo, se ele usar fraque ou meio fraque os padrinhos poderão usar terno. Se resolverem alugar, oriente para irem todos num mesmo local para que os trajes fiquem semelhantes, converse com o proprietário, pois ele pode fazer mais em conta ou ceder a roupa da daminha ou do pajem como cortesia, se todos alugarem com ele. 

Quanto à roupa das madrinhas deixe-as a vontade para escolherem o modelo, se quiser dê a dica da cor, porém, o importante é saber que a noite pode haver mais brilho e xale ou echarpe são  indicados no caso de esfriar, o longo é sempre elegante e bem vindo. Não usem sandália de salto agulha, pois na grama pode dificultar os passos, melhor optar pelo salto Anabela ou quadrado.

 


Detalhes específicos para Cerimônia Diurna: 

 

 

 

 

 

No casamento de dia, seja de manhã ou a tarde não há necessidade de preocupação com a iluminação, mas quanto aos trajes, tecidos pesados, com muito bordado devem ser evitados , assim como o uso de brilho. Não há necessidade do uso de longo e a noiva mesmo pode casar com vestido um pouco abaixo do joelho ou longuete, e se quiser até mesmo com sapatilha, o que é extremamente adequado ao campo. Véu curto. Arranjo para os cabelos: flores naturais e o cabelo solto se assim o desejar.

As mulheres devem ser discretas no uso de jóias e a maquiagem tem que ser leve e suave, para evitar o calor e suor, que causam estragos, além de ficar muito carregada. Se uso do chapéu for decidido, há necessidade de combinar modelos como tamanho e largura de aba,  para que não fiquem muito diferentes e destoantes.

Se o casamento for de manhã, é imprescindível o almoço, ou que seja servido um Brunch e se for de tarde, recomenda-se um delicioso chá da tarde ou café colonial. Churrasco é uma opção simples e que agrada a todos, contratar uma empresa ou buffet é o ideal, mas se o casamento for simples e com poucas pessoas, até mesmo o churrasqueiro oficial da família pode ser recrutado!

Aproveite as saladas de folhas e use muitas frutas, tanto como arranjo para a mesa do almoço como para a sobremesa depois. Muito cuidado com saladas que contenham maionese, deixe-as bem refrigeradas servindo apenas no momento exato.

Cuidado com o bolo que pode derreter o glacê se estiver muito quente.       

Escolhendo a data para o casamento no campo:

Esse com certeza um dos detalhes mais importantes a ser levado em consideração, é a escolha do dia ou noite do casamento.

Para que tudo seja perfeito, sugerimos que evite casar em época de frio e com risco de chuvas, pois isso é o pesadelo dos casamentos ao ar livre: tempo ruim! Os meses ideais para casamento no  campo são os meses da primavera e verão entre setembro e fevereiro.

Cuidado com janeiro e fevereiro que são meses de chuva!  Se possível, escolha uma noite de lua cheia que permitirá ainda a luz natural da lua a iluminar sua cerimônia.

Converse com seu noivo e veja o que ambos desejam e mãos à obra. 


Detalhes comuns aos casamentos no horário diurno e noturno:

O casamento no campo, mesmo que seja algo requintado, é do tipo informal, isso deixa os convidados à vontade, pois o casamento formal sempre traz preocupações extras do tipo: será que estou bem? Não é melhor usar um vestido longo? Será que estarei a altura dos outros convidados? E a preocupação com roupas e detalhes se torna maior do que a vontade de aproveitar da festa. 

Para isso, procure um local receptivo e agradável, onde todos possam se sentir bem a vontade.

A seguir lembraremos algumas dicas importantes sobre o local a ser escolhido e como fazê-lo.

Antes de tudo, é necessário que vocês conheçam o lugar pessoalmente,  mesmo que muito bem recomendado é necessário ver o local, e observar tudo!

Veja se há espaço para a cerimônia ou se será necessário alugar tenda. Observe as belezas do local para ver o que pode ser aproveitado para a festa, por exemplo: caramanchão, jardins, árvores ou até mesmo pedras. 

Seja chácara ou sítio tome muito cuidado com a infra-estrutura, observe se tem banheiros suficientes, se ficará alguém para manter a higiene e limpeza, se o local é seguro, de fácil acesso, e para isso não se esqueça do imprescindível mapa! 

Verifique a segurança no estacionamento para evitar surpresas desagradáveis. Quanto a segurança, reparar bem se houver piscina, para a noite certifique-se do acesso estar impedido, ainda assim, mantenha a  atenção para que nenhum convidado um tanto “alto” se desloque para ela.

Se tiver piscina e resolver fazer uso, para os convidados, durante o dia, avise-os para levarem roupa de banho, deixando um salva vidas para cuidar das crianças e de quem não sabe nadar.

Para almoço e jantar contrate um buffet, pois terá menos dor de cabeça e eles se encarregarão de tudo: cardápio, mesas, louças, talheres e todos os detalhes. 

Algumas comemorações seguem para o estilo tropical (de dia) ou Luau (a noite), nestes casos abuse de frutas e saladas, muito suco e quem sabe um barman para fazer coquetéis e tudo mais, dando um clima bem de trópicos!! Use muita folhagem na decoração, quanto mais flores e cores, mas tropical e havaiana ficará sua festa!

Quanto ao som, procure entre amigos alguém que queira cuidar disso ou então contrate uma equipe com experiência em tocar em casamentos, fazendo assim o som específico para a cerimônia de casamento e depois um som mais típico de festa para deixá-la bem  animada. 

Quanto ao oficiante do casamento, se será no civil ou religioso, converse antes para ver se há algum tipo de restrição para se fazer o casamento no campo. Verifique se está dentro da comarca para o civil e no caso do religioso se o padre pode sair de sua paróquia para realizar a cerimônia.

Veja também se há um local adequado para isso ou será necessário construir algum tipo de altar para a celebração.

Há muitos outros detalhes e idéias que devem ser levados em consideração, planejando sua festa com antecedência, fazendo cálculos de gastos e contratando serviços com antecedência, muita dor de cabeça pode ser evitada.

Lembre-se que o casamento no campo exige um certo trabalho, mas realizar o sonho é o que mais conta no dia de seu casamento!

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário